quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Atreve-te a participar numa prova Ultra Trail

Com este breve artigo, quero motivar os meus leitores (Runners ou "ocupantes de sofás") a ter como objetivo participar numa prova de Ultra Trail, não sendo porventura muito complexa a sua preparação.
Uma boa planificação e muita estabilidade e rigor no treino são as chaves para chegar ao êxito a um dos objetivos desportivos mais procurados pela maioria dos corredores de Trail.
O que são as corridas de Ultra Trail?
São aquelas provas que duram mais de 4-5 horas, podendo incluir todo o tipo de corridas de montanha que vão desde os 50 Km, passando por 100 km, 100 milhas incluindo corridas que duram vários dias.

Caraterísticas dos corredores de Ultra Trail?
Os atletas que participam e competem neste tipo de corridas tão extensas, são corredores com uma boa base atlética que já participaram em provas de longa distância em asfalto e montanha. Normalmente são atletas de constituição longilínia e muito adaptados a esforços prolongados.

Aspetos fisiológicos das provas Ultra Trail?
Durante uma prova de UltraTrail, o metabolismo essencial é a utilização de lípidos, no entanto, o corredor deverá ingerir alimentos de assimilação rápida durante a corrida. Estes alimentos poderão ser, barras energéticas, gel, entre outras, mantendo sempre o estado hídrico do organismo bebendo muita água e bebidas isotónicas.
A partir da segunda metade da corrida, o corpo utilizará as próprias proteínas musculares para obter a glucose. A título de exemplo é como um barco a vapor que queimará a sua própria estrutura de madeira para poder chegar ao seu destino porque acabou-se o carvão e quer ir mais rápido.

Por muito "finos" que sejam os atletas, têm depósitos de gordura muito limitados, coisa que não ocorre com os depósitos de glucogéneo que só servirão com o máximo de duas horas, deste modo, o treino para provas de UltraTrail irá ser direccionado para adaptar o organismo a consumir gordura e a poupar glucogéneo.

Treino para prova de Ultra Trail
O único requisito para preparar uma corrida deste tipo é dispor de tempo suficiente para acumular grande volumes de carga, de treino durante várias semanas. A vantagem é que o ritmo vai ser muito cómodo e não haverá apenas trabalho de velocidade e de séries.
Tem que se ter muito cuidado em não nos lesionarmos, pois ao acumular km no final das semanas corremos o risco de ter lesões nas zonas de impacto do nosso corpo, desde tendinites, periositis, ... .
Com quanto tempo de antecedência devemos começar a preparação de uma Ultra Trail?
Depois de fazer um trabalho de base pouco específico, em que se incluem outros desportos de componente aeróbica como bicicleta ou natação, começaremos a preparar a prova de UltraTrail com 4 meses de antecedência.
IMPORTANTE: não se recomenda a participação para este tipo de provas a nenhum corredor principiante. Devemos ter uma base para um corredor pelo menos de dois anos e ter corrido já uma prova de maratona de montanha ou corridas extensa em alfalto.

Quantas corridas de Ultra Trail se devem correr durante um ano?
A não ser que sejamos corredores de grande nível, devemos limitar a participação a uma no máximo a duas provas deste tipo durante o ano, preferencialmente em meses de clima suave (outono ou primavera).

Finalizada a prova de Ultra Trail devemos ter um período de recuperação grande, através de um descanso ativo, no entanto, sempre respeitando uma alimentação adequada repondo todos os deficits musculares e orgânicos causados por tantas horas de corrida na montanha.

O tempo entre uma prova de UltraTrail e outra prova nunca deve ser inferior a 5 meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário