sábado, 10 de agosto de 2013

As primeiras passadas - O que deve saber um principiante a corredor?

É habitual nos programas para principiantes na corrida recomendar-se andar depressa antes de começar a correr, evitando subidas e superfícies irregulares. O ritmo deve-nos permitir respirar com comodidade e com possibilidade de ir falando com quem nos acompanha.


Uma vez superada a fase de caminhar e chegados à fase da corrida, o corpo deve acostumar-se tanto aos novos movimentos como ao impacto. Certo que vão aparecer dores onde nunca antes existiam. Evidentemente que essas dores irão desaparecer segundo vamos prosseguindo, no entanto, surgirão outros motivos para o aumento do ritmo.

Com este incremento de ritmo, ou seja, com uma evolução do ritmo temos que ter cuidado e pode ser perigoso, já que podem chegar as lesões e o excesso de carga fazer com que se volte à fase inicial de treino.

Outras das questões importantes é conhecer o pulso, tendo um nível informativo. Para fazê-lo à que ter um pulsómetro, ou em alternativa fazer a medição do mesmo, colocando os dedos (indicador e médio) de uma mão sobre o pulso da outra mão e durante 10`` (10 segundos) contar os batimentos depois multiplicar o valor por 6 (x6), ou medir durante 15` tendo depois que multiplicar por 4 (x4).


Ou em alternativa, colocar os mesmos dedos junto à artéria carótida.


De acordo com a evolução da nossa forma física o ritmo cardíaco irá ser tendencialmente inferior e consequentemente poderemos ir mais depressa com o mesmo ritmo cardíaco, o que antes faríamos com mais esforço.

Desta forma iremos tornar-nos "runners" mais eficientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário